Nos últimos anos uma febre invadiu a rede, quase todo mundo que joga videogame a algum tempo baixou e jogou em um emulador, pessoas usando computadores super poderosos como Pentium II (como é bom ter dinheiro, eu não tenho!) se divertiam com jogos de uma década atrás por nostalgia ou diversão.
Mas o que é um emulador? Por que este sucesso?
Emulador é basicamente um programa que interpreta um jogo ou programa feito para um hardware diferente de PC e o converte em instruções que o computador entenda, de modo a rodar o jogo ou programa na plataforma PC, isso é muito difícil de ser feito uma vez que o programador deve entender todo o hardware a ser emulado, converter todas as suas instruções em linguagem própria do hardware (por exemplo o SNES usa um tipo de assembler, o Playstation um Unix e assim por diante), e converte-la para sinais que o PC entenda, de preferência o mais rápido possível, geralmente usando linguagem C ou Assembler (usem assembler!), essa dificuldade faz com que para emular um SNES por exemplo que possui uma CPU Motorola 65816 de 3.6Mhz exija um Pentium 133 para rodar.
Os emuladores são em geral grátis e podem ser facilmente achados e baixados da rede e são legais, mas o mesmo não acontece com as roms (programas da plataforma emulada). Caso você não possua o programa ou jogo você NÃO pode usa-lo, claro que se você apóia a pirataria é outra história, mas isso não vem ao caso.
Percebendo que várias pessoas que não haviam comprado os jogos ou programas originais estavam baixando eles da rede as empresas de software começaram a usar a lei para fechar páginas que continham roms, a Nintendo foi uma delas, tentou até mesmo acabar com um emulador, mas os emuladores foram considerados legais.
Mas qual a vantagem de usar um emulador se eles rodam pior que o sistema original? A resposta é que pode-se encontrar roms de sistemas que não são mais fabricados como o Atari 2600, jogos que não foram lançados em todos os países (Sailor Moon, Dizzy, Saint Seya, etc são exemplos de jogos não lançados nos EUA e Brasil).

Os principais sistemas emulados são:

Nintendo

A Nintendo percebeu o espaço deixado pelo Atari 2600 e o ocupou com um sistema que apesar de não ser tecnologicamente tão avançado quanto o seu concorrente da Sega, Master System, tinha mais jogos a disposição, principalmente de fabricantes terceiros, o que fez dele o console de maior sucesso no mundo até hoje sendo vendido como nenhum outro, como deixou de ser vendido muitos de seus admiradores buscam nos emuladores os jogos que não são mais vendidos (opa! no Brasil ainda são, vê se pode!).
O melhor emulador para Nes é o Nesticle mas existem outros como fwNES, Nofrendo e iNES.

Gameboy

Tecnologicamente ultrapassado à muito tempo esse pequeno console portátil monocromático surpreende mantendo-se ainda hoje um sucesso de vendas (56 milhões de unidades) e cerca de 400 jogos, atualmente vende mais que Nintendo 64 no Japão, vencendo seus concorrentes Sega Game Gear e Atari Lynx.
O melhor emulador é o NO$GMB (No Cash Gameboy), outro bom é o Gameboy 97.

Genesis

O primeiro console de 16 bits perdeu para o Super Nintendo por um único motivo, a Sega só começou a licenciar outros fabricantes de jogos quando seu rival já tomava a dianteira, apesar disso o console se saiu muito bem (ainda mais se comparado ao fiasco Saturn), e possuía ótimos jogos, apesar do reduzido número de cores, se comparado ao Super NES (compare Street Fighter dos dois consoles para ver).
Seus melhores emuladores são o Genecyst e o Kgen.

Super Nintendo

Apesar de sair atrás dois anos na corrida dos consoles 16 bits e ser mais lento que o Sega Genesis o Super NES tinha o mesmo trunfo do NES, mais jogos que o console da Sega, o controle que é o melhor já feito para videogame, além de efeitos incríveis como zoom e rotação que traziam pela primeira vez uma sensação de tridimensionalidade aos videogames, por isso acabou ganhando a disputa com 46 milhões de unidades vendidas.
Atualmente o SNES tem a mais louca corrida pelo melhor emulador e quem está ganhando disparado é o ZSNES, escrito em Assembler, rápido, boa compatibilidade, transparência com um driver Vesa2 (se sua placa não suporta Vesa2 pegue o Scitech Display Doctor ou algum TSR do fabricante que permita alcançar Vesa 2, as novas versões já possuem suporte aos chips DSP (Mario Kart, Top Gear 2), C4 (Megaman X2) ,SFX (StarFox) e SA-1 (Super Mario RPG), seu ponto fraco é o som, apesar dessas rotinas terem sido rescritas ainda precisam de melhora. Outro bom emulador é o SNES9X que havia sido cancelado mas agora retornou, ele é um tanto lento mas tem ótimo som e a próxima versão terá suporte a jogos com o chip Super FX. Para Mac existe o Silhouette.

Nintendo 64

Em 1993 a Nintendo começou seu "projeto realidade" em parceria com a Silicon Graphics para fabricar um videogames super poderoso, o resultado acabou saindo melhor que o esperado, o console equivale em termos gráficos a uma estação de 90.000 dólares. O melhor emulador para N64 é o UltraHLE, mas seus criadores pararam de fazê-lo por serem contra a pirataria desenfreada que ele criou.