David Lynch apresenta plano para a paz no Oriente

Fórum para assuntos diversificados.

David Lynch apresenta plano para a paz no Oriente

Mensagempor protomank » 15 Out 2007, 15:35

O cineasta americano David Lynch, 61 anos, apresentou hoje, em Jerusalém, sua peculiar iniciativa para a paz no Oriente Médio: levar para Israel 250 mestres em meditação transcendental.

Lynch explicou sua proposta num encontro com alunos da prestigiosa escola de cinema e televisão Sam Spiegel, durante o qual passou quase todo o tempo falando das virtudes da milenar prática de relaxamento.

"Por exemplo, em Israel, um país com sete milhões de habitantes, coloque 250 professores de meditação trabalhando em paz dia após dia e toda essa inimizade e negatividade acabarão se dissipando", disse o diretor de "Cidade dos Sonhos".

"Assim é como a paz real chegará", acrescentou o aclamado cineasta horas depois de se reunir com o presidente de Israel, Shimon Peres, a quem se referiu como uma "bela pessoa".

Lynch declarou que os acordos de paz são uma "cura superficial" que não "ataca a raiz do problema", ao contrário da meditação transcendental, praticada por ele há 33 anos e que "une todo o mundo" em torno do "amor, da criatividade e de uma dinâmica infinita de paz".

No encontro, o diretor chegou a admitir que, "sem dúvida alguma", preferiria a meditação à direção cinematográfica se tivesse que escolher entre as duas atividades.

O cineasta, que vive em Los Angeles, falou pouco sobre cinema aos alunos da escola Sam Spiegel, de onde saíram diretores como Raanan Alexandrovitch e Nir Bergman.

Lynch defendeu a tecnologia digital nas filmagens - "a película morreu" - e a internet como um elemento de difusão que "cada vez tem mais qualidade" e que "oferece mais liberdade que a televisão".

Além disso, o extravagante autor de "A Estrada Perdida" ironizou os "filmes com mensagem", ao encorajar os diretores que querem transmitir um discurso a irem "a Western Union".

Lynch, que há duas semanas foi recebeu do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a Ordem Nacional da Legião de Honra, iniciou hoje uma visita de cinco dias a Israel, durante a qual deverá se reunir com os ministros de Educação, Yuli Tamir, e da Ciência, Cultura e Esportes, Galeb Majadle.

Durante sua estafa, o diretor falará nas filmotecas das três principais cidades israelenses - Jerusalém, Tel Aviv e Haifa - sobre "Criatividade, Direção cinematográfica e Meditação".

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/inte ... 94,00.html
..and all the whore and politicans will look up and shout: "save us"...
..and I'll look down and whisper: "no."
Avatar de usuário
protomank
 
Mensagens: 1196
Data de registro: 25 Ago 2007, 13:02
Localização: Porto Alegre, RS, Brazil

Retornar para Parlatório

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron