4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Dungeons & Dragons, GURPS, World of Darrkness.

Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor Avin » 04 Set 2007, 20:14

Também li. O tópico provocou uma briga enorme pelo uso de "quadráticas" e "exponenciais".

Discussão à parte a curva mais suave, pra mim, é melhor. Uma progressão mais suave começando com os personagens já fortes, fazendo com que o NPC comum, apesar de mais fraco, não seja um peido com 1 ponto de vida.

É a tendência da quarta edição, isso que descrevi.
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor Merlin » 04 Set 2007, 21:56

ainda não vi o sistema d20 (e fazem 6 anos q não pego num dado!), mas apóio a progressão suave + nível inicial parrudo.

o Opus Nigrum Fantastic Wonderful Battle System era assim :he: :beurk: :oh:
A verbis ad verbera
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor balk » 05 Set 2007, 09:27

Sistema é GURPS.
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor kobold » 05 Set 2007, 10:27

balk escreveu:Sistema é GURPS.


I Agree
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor chikago » 06 Set 2007, 09:44

Merlin escreveu:ainda não vi o sistema d20 (e fazem 6 anos q não pego num dado!), mas apóio a progressão suave + nível inicial parrudo.

o Opus Nigrum Fantastic Wonderful Battle System era assim :he: :beurk: :oh:


odeio progressão suave + nivel inicial parrudo...tu não sente a diferença. Quando são VARIOS niveis, tipo 70, blz, agora com 20? é soda
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor Avin » 07 Set 2007, 07:41

São 30 níveis agora.

Os primeiros três níveis são inúteis pra jogo, sejamos francos. Qualquer bicho que se coloque, em um acesso de sorte, mata um player.

Acima do 14 o jogo fica complicado, parando qualquer coisa pra se ler regras. Os jogadores ficam fortes, os monstros ficam fortes. Um desintegrate mata um player e tem que começar a putaria do Raise Dead.

Foi o que a Wotc aprendeu com o 3.5 e que os players chamam de sweet spot: o jogo entre os níveis intermediários é o melhor.

A quarta edição pretende começar com o personagem mais forte, fazendo os níveis de 1 a 3 melhores de jogar.
A quarta edição vai cortar níveis mortos, como o 5° nível de Fighter, então vamos sentir a diferença de passar de nível bem mais que no 3.5.


Não que tudo seja bom na 4ed, mas isso aí parece melhor.
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor Citael » 07 Set 2007, 10:37

Raise Death é normal de jogo. Nós que não estamos acostumados com a história do morrer e ressucitar.

Problema do DnD é que quanto mais level tu tem, apenas mais estrago tu faz.

Progressão geométrica ou aritmética de poder, tanto faz, os monstros vão evoluir do mesmo modo. E no 5.0e vai mudar tudo novamente. Cá pra nós, precisava mecher no sistema do 3.5? Pra mim esses update de sistema é so pra vender livro.

O AD&D era muito divertido, tinha problemas. O 3.0(tufo) e o 3.5 ficaram bons mas perderam a simplicidade. 4e pra mim é so pra ganhar grana.

Gurps é o sistema atualmente.
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor godjega » 07 Set 2007, 18:14

comprem os livros e nao reclamem, eh pra isso q vcs sao nerds!
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor Avin » 08 Set 2007, 09:19

Tem coisas no 3.5 que estão ruins, muito ruins: regras de grapple, progressão acima do nível 16, sistema vanciano de magia (memorizar slots / dia), personagens se gastando e depois não fazendo nada (um mago em uma dungeon imensa, com vários encontros, sem descansar - agora vai ter magias por encontro) ... isso que nós nem jogamos epic level. Pelo que andei lendo em epic, classes que valem a pena jogar são tipo druida e clérigo, que ficam overpower, rogue, bardo, fighter não tem tchun.

E vamos dar um voto de confiança: todo mundo dizia que não era pra mexer no AD&D, veio a nova edição e quase todo mundo achou infinitamente melhor. Se os caras fizerem um produto que não supere o D&D 3.5 vai vender o PHB, o MM e talvez o DMG, depois adiós.

Vou pagar pra ver.
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Re: 4E - The Quadratic Problem—Speculations on 4e

Mensagempor balk » 08 Set 2007, 11:52

Não existe epic level no 3.5
Regras absurdas de magia, mesmo para clérigos e druidas é uma merda.
Pra ter noção existem magias que o deus da magia não faz por causa dos requisitos.
80% das magias de dano tem o pequeno efeito colateral de causar dano no caster também, normalmente apenas 1d6 por nível o que para um mago é bem perigoso, pois o pior inimigo dele será ele mesmo.
As magias de exemplo são umas merda.
Feliz é o guerreiro, pois feat épico é a unica coisa que presta, mesmo assim não é grandes coisa, pois após o 20º nível ele (e todo mundo mais) desenvolver um cancer no cérebro e começa a ter base de ataque de mago.
O épico parece mais uma piada de mal gosto. Isso e o gasto irracional de xp para criar itens mágicos são coisas que deveriam ser abolidas.
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