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  • F.A.Q. -- perguntas frequentes sobre o SciFi
  • upgrade -- informações sobre o upgrade so server e da database do SciFi
  • gna -- a rede inter-moos que opera dentro do SciFi
  • projetos -- diversos projetos existentes dentro do MOO

    Tópicos:

    Introdução:

    Lambda MOO é um tipo de realidade virtual, na qual players movem-se de lugar em lugar manipulando seu ambiente nos caminhos da diversão, entretenimento ou iluminação. Lambda MOO é mais passatempo quem um jogo no sentido usual; não há placar, não existem objetivos e não há competição envolvida. Os participantes do LambdaMOO exploram o mundo virtual, falam com outros participantes, testam os estranhos aparelhos que os outros criam, e fazem novos lugares para os outros encontrarem e gostarem.
    Muitos comandos tem a forma das frases em inglês:
    [verbo]
    [verbo] [objeto direto]
    [verbo] [objeto direto] [preposição] [objeto indireto]

    Não use artigos da língua inglesa (como "a", "an", ou "the") nos seus comandos; o MOO não irá os entender. Você pode se referir a si mesmo como "me" a a sala onde você está como "here".
    Os cinco primeiros comandos que você deve saber estão listados abaixo:

    • look -- dá uma descrição do local, objeto ou player indicado
      look [objeto, local ou player]
      look [objeto] in [container]
      Caso não seja fornecido um argumento o comando mostrará a descrição da sala em que você estiver no momento.
    • say -- fala com outros players na mesma sala que você
      say [frase]
    • @who -- mostra quais player estão atualmente conectados ao MOO e a quanto tempo estão conectados.
      @who [player], caso seja fornecido um argumento o comando mostrará apenas o player desejado.
    • @quit -- desconectar do MOO

    Players

    Existe um número de comandos para modificar várias características do objeto que representa você no MOO, seu player:

    • @describe -- define a descrição de [objeto] para [descrição]. Esta descrição é o que aparece quando alguém usa o comandos "look" no [objeto]. Para descrever a você mesmo, use "me" como [objeto].
    • @gender -- muda o gênero do seu player
      @gender, mostra o seu gênero atual
      @gender [gênero], muda seu gênero, existem gêneros pré estabelecidos como "male", "female", "neuter", etc.
    • @password -- muda a password do seu player
      @password [velha password] [nova password]
    • @sethome -- indica que a sala em que você está será sua nova residência, quando você conectar novamente, reiniciará a partir desse local. Se a sala não for sua você deve requerer ao dono que o acrescente à lista de residentes para poder usar este comando.
    • @rename -- muda o nome e/ou alias
      @rename [objeto] to [novo nome]
    • @linelength -- adiciona quebra de linha ao texto que você vê
      @wrap [on|off], liga ou desliga a quebra de linha
      @linelength [número], seta o número de caracteres que aparecem antes da quebra de linha

    Movimento

    Na maior parte das salas estão indicadas as saídas existentes, para ir em uma determinada direção basta digitar o nome da direção (por exemplo "norte", "n", "sul", etc).

    Comunicação

    • say -- fala com os outros players conectados na mesma sala
      say [frase]
    • whisper -- fala privadamente com alguém na mesma sala
      whisper [frase] to [player]
    • page -- fala privadamente com alguém que esteja em qualquer lugar no MOO
      page [player] [frase]
    • emote -- comunicação não verbal com outros na mesma sala, começa uma frase com o nome do próprio player
      :[frase], coloca automaticamente um espaço entre o nome do player e a frase
      ::[frase], não coloca espaço entre a frase e o nome
    • gagging -- eliminando o barulho dos outros players
      Ocasionalmente você pode se ver em uma situação na qual não deseja escutar outros players. Pode ser que eles estejam incomodando ou simplesmente fazendo muito barulho. Usando gag em um player fará com que você pare de escutar o resultado de todos os verbos chamados por aquele player. Você também pode usar gag em um objeto, você continuará escutando o dono do objeto mas não o barulho de seu objeto.
      @gag -- adiciona um ou mais players a sua gaglist (lista dos player que você não está escutando)
      @gag [player]
      @ungag -- remove um player da sua gaglist
      @ungag [player]
      @listgag -- mostra os player da sua gaglist
    • news -- lê os mais recentes anúncios e novidades dos wizards
    • @gripe -- envia uma idéia para os wizards
    • @typo [texto]
      @bug [texto]
      @suggest [texto]
      @idea [texto]
      @comment [texto] -- envia comentários ou idéias para o dono da sala em que você estiver
    • whereis -- localiza outros players
      where, mostra a localização de todos os players conectados
      where [player], mostra onde está o player indicado
    • @who -- acha quem está conectado no MOO who, mostra todos os players conectados
      who [player], mostra se o player indicado está conectado
    • mail -- o sistema de EMail do MOO
      O sistema de mail do MOO permite a você enviar mensagens para outros players. Ele possui comandos para ver e gerenciar sua própria coleção de mensagens salvas e navegar pelas que estão disponíveis (por exemplo arquivos de listas públicas)
      @mail on [objeto] -- mostra uma lista com as mensagensmensagens contidas em [objeto], caso ele não seja fornecido, mostra as menssagens na sua caixa de mail
      @read [número] on [objeto] -- lê uma mensagem individualmente
      @next -- lê a mensagem
      @prev -- lê a mensagem anterior
      @send [objeto] -- compõe uma mensagem para [objeto], [objeto] pode ser um player ou uma lista de mails
      @answer [número] -- responde à mensagem indicada por [número], em uma coleção (lista de mails de um player ou objeto)
      @forward [número] -- redireciona uma das mensagens, indicada por [número] para outro lugar
      @rmmail [número] on [objeto] -- deleta um ou mais mails da coleção em [objeto]
      @unrmmail -- recupapagados deletados recentemente
      @renumber [coleção] -- renumera os mais em uma coleção
      @keep-mail - mantém um mail que tenha expirado
      @mail-option -- dvárias e seta várioas opções de mail
      @rn -- mostra coleções que tenham mails novos
      @subscribe [lista] -- indica que você deseja receber os mails de [lista]
      @skip [coleção] -- ignora novos mails em uma coleção
      @unsubscribe [lista] -- indica que você não deseja mais receber mails de [lista]
      @unsubscribed-- mostra as listas em que você não está cadastrado
      @subscribed -- mostra todas as listas em que você está cadastrado
    • security -- facilidades para detectar mensagens perdidas ou espiões
      @paranoid -- mantém uma gravação das mensagens que seu player escuta
      @check -- lê a gravação para determinar quem é o responsável pelas mensagens
      @sweep -- verifica quem está monitorando suas conversas

    Manipulação

      Objetos usualmente possuem verbos que permitem aos players manipular e usa-los de diferentes maneiras:
    • get [objeto] -- recolhe um objeto e o coloca em seu inventório
    • drop [objeto] -- remove o objeto de seu inventório e o coloca na sala em que você estiver
    • put [objeto] on [container] -- retira o objeto de seu inventório e o põe em um container
    • give [objeto] to [player] -- dá um objeto para outro player
    • look [objeto] -- vê como o objeto se parece
      Você pode ver o que está carregando com o comando "inventory". Muitos objetos possuem seus próprios comandos colocados pelos seus donos, para ver quais comandos estão disponíveis use o comando "examine [objeto]"
      Os seguintes tipo dum helptos possuem umhelp que você pode consultar:
      notes -- objetos que permitem a escrita neles mesmos e que podem ser lidos depois
      letters -- notas que um recipiente pode queimar depois de lidas
      containers -- objetos que contém outros objetos

    Miscelânia

    • @version -- mostra o número da versão do MOO
    • @lastlog [player] -- mostra a última conexão no MOO de algum player
    • @time -- mostra a hora local do servidor do MOO

    Construção

      criação -- fazendo, desfazendo e listando suas salas, saídas e outros objetos
    • @dig [nome] -- constrói novas salas e saídas
    • @create [tipo] named [nome] -- cria outros tipos de objetos
    • @recycle [número] -- destrói objetos que você não deseja mais
    • @quota [player] -- mostra quantos objetos você pode criar
    • @count [player] -- mostra quantos objetos você possui
    • @audit [player] -- lista todos seus objetos
    • @classes -- lista todas as classes públicas disponíveis
    • @realm -- lista os parentescos de um objeto
    • @move [objeto] to [lugar] -- move seus objetos de um lugar para outro

      topologia -- fazendo e listando as conexões entre salas e saídas

    • @add-exit -- adicionando saídas de outros players a partir de suas salas
    • @add-entrance -- adicionando entradas de outros players nas suas salas
    • @remove-exit -- removendo saídas de suas salas
    • @remove-entrance -- removendo entradas de suas salas
    • @exits -- lista todas as saídas convencionais das suas salas
    • @entrances -- lista todas as entradas convencionais das suas salas
    • @resident -- listando ou modificando os residentes das suas salas
      descrições -- setando os nomes e textos descritivos para novos objetos

    • @rename [objeto] to [novo nome] -- seta o nome a aliases de seus objetos
    • @describe [objeto] as [descrição] -- seta o que os outros players vêem quando olham para seus objetos
    • messages [objeto] -- lista outros textos descritivos de um obcontrolando trancando -- contolando o uso e acesso a seus objetos

      É freqüentemente útil restringir o uso de algum objeto. Por exemplo alguém pode desejar que os outros player não possam usar uma saída a menos que estejam carregando um sino, um livro e uma vela. O MOO suporta um mecanismo genérico de trancamento, destinado a fazer restrições simples de implementar, geralmente sem nenhuma programação.
      Cada objeto suporta uma noção de "estar trancado" com respeito a outros determinados objetos.

    • @lock [objeto] with [chave] -- seta o trancamento de um objeto @unlock [objeto] -- retira o trancamento de um objeto