Em 1987 uma pequena empresa de jogos japonesa estava buscando deseperadamente um sucesso, ela já havia criado vários jogos, cujas vendagens apesar de respeitaveis, não conseguiram retornar o alto investimento inicial, principalmente pelo fato terem sido projetados para o disc drive do Famicon (como é conhecido o NES no Japão) que não era tão popular quanto o prório console.
Foi então que Hironobu Sakaguchi teve a idéia de criar um jogo similar ao já famoso Dragon Quest da concorrente Enix. Esse jogo havia sido um grande sucesso no japão e Sakaguchi imaginou que poderiam fazer um jogo melhor que o primeiro Dragon Quest, e como na época as outras empresas não fabricavam RPGs, o mercado estaria entre eles e a Enix.
A empresa apostou todas as suas esperanças nesse cartucho com 1 megabit, por ser, a talvez ultima esperança da empresa, o jogo recebeu o nome que hoje é reconhecido em todo o mundo como sinônimo de RPG, Final Fantasy.
Não é preciso dizer o sucesso que a saga de Final Fantasy tornou-se, o ultimo jogo da série, Final Fantasy VII, vendeu mais de 6 milhões de cópias pelo mundo, apenas nas primeiras 48 horas após o lancamento oficial do jogo, cerca de 1 milhão de cópias foram vendidas no Japão. Aproveite a viagem sobre a história de Final fantasy no NES, até seus dias atuais no Playstation e PC.

Estes documentos foram traduzidos e adaptados do original "History of Final Fantasy" do site videogames.com